Acreditamos que a questão não pode ser: “Instalar a aplicação deve ser obrigatório ou não?”

A questão deve ser: “As pessoas compreendem o funcionamento básico da aplicação?”

Se compreenderem o funcionamento básico da aplicação, então esta nunca terá de ser obrigatória. Dado que, o bom senso de cada um, levá-lo-á a aconselhar o próximo a utilizar a aplicação e saberá explicar perfeitamente o funcionamento da mesma.

Como funciona?
O funcionamento da aplicação é bastante simples. A aplicação em si, não detecta quem está infectado pelo Covid-19. A aplicação detecta sim, de forma anónima, outras pessoas num raio de 15 a 20 metros que também têm a aplicação instalada, e apenas isso. Abaixo um exemplo com duas personagens fictícias.

Exemplo:
1. A “Maria” e o “João” não se conhecem, mas têm a aplicação Stay Away Covid instalada e ativa no seu telemóvel, significa que quando os telemóveis estiverem a uma distância inferior a 15 metros “um do outro”, seja no trabalho, na rua ou no autocarro, a aplicação vai detectar essa proximidade. 

2. Os telemóveis vão trocar automaticamente um código anónimo, de forma a registarem anonimamente, o facto do telefone da “Maria” e do “João” terem estado próximos, a única informação que o telemóvel regista é que o código “X124df” (ou seja, a Maria) e o código “I785us” (ou seja, o João) estiveram próximos a determinada altura. (Não regista “onde”, nem “quem”, apenas o código e a hora/dia que foi registado) 

3. A “Maria” no dia seguinte a ter-se cruzado com o “João”, faz o teste da Covid-19 e recebe um resultado positivo. O Médico entrega-lhe um código de médico e ensina a “Maria” a introduzir o código de médico na aplicação. Nesse momento, todos os telemóveis com a aplicação Stay Away Covid instalada que se cruzaram com o telemóvel da “Maria” recebem um alerta de que podem estar infetados, incluindo o “João”.

4. O “João” foi informado muito rapidamente que pode estar infectado com Covid-19, por isso salvou a Mãe e o Filho. O “João” vai fazer o teste imediatamente. Pede à sua ex-mulher para ir buscar o filho à escola, desmarca a ida ao casamento de um amigo nesse Fim de Semana, o seu almoço de negócios e a ida ao ginásio. O filho e a mãe do “João” têm diabetes e seriam pacientes de risco, por causa da aplicação Stay Away Covid ter dado o alerta rapidamente, o “João” salvou a mãe que estava internada no Lar e todos os outros idosos nas mesmas condições. Tambem o filho e todos os seus colegas e familiares.

Resumo
Ou seja, a aplicação quando instalada e ativa, regista as pessoas com quem nos cruzamos sem qualquer informação se têm Covid-19 ou não. Mais tarde estas mesmas pessoas, se contraírem a infecção Covid-19 e se informarem a aplicação Stay Way Covid, todas as pessoas que tiverem a aplicação receberão um alerta para se protegerem e protegerem os seus entes queridos.
Como já percebeu, felizmente, esta é uma situação hipotética. Utilizamos este exemplo com o intuito de esclarecer o leitor quanto ao funcionamento prático da aplicação Stay Away Covid e ao mesmo tempo, retratar realisticamente uma situação que pode corresponder à realidade de alguns dos 144 000 infectados atualmente em Portugal. 

Previna-se, faça como o João e a Maria, instale a aplicação:

- Aplicação para android
- Aplicação para IOS

As nossas sugestões para melhorar a eficiência da aplicação no combate ao Covid-19:
- Após a app ser instalada, deve ficar ativa por defeito, excepto se o utilizador pedir para desactivar manualmente através da app.
- A introdução do Código Medico na app, não deve ser opcional. Este sim, deve ser obrigatório ou extremamente bem explicado aos pacientes pelos médicos. Conforme o exemplo acima, caso o código médico não seja introduzido na app pela pessoa infectada, o facto de ter a app instalada e ativa não tem qualquer valor para a prevenção da propagação do vírus.
- Gradualmente, deve ser introduzida uma variação da app para negócios (restaurantes, lojas, alojamentos, trabalho, etc), nesta versão deve ser regista a entrada dos clientes nos estabelecimentos através da app. Hoje, já é referido que deve ser utilizado álcool gel e mascara nestes espaços, esta variante da app para negócios, vai ajudar a divulgar a app e também vai ajudar a prevenir contágios descontrolados devido à abertura da economia. Sempre de forma anonima.


Se concorda que as informações "Como Funciona" devem ser divulgadas, por favor, partilhe este artigo.


Com o apoio de:
HomeCarShare 
- A plataforma de reservas sustentáveis 100% portuguesa.
Reservas Sustentáveis:
- Sempre que reservar um alojamento de férias apoia a reflorestação de Portugal

Artigo por
André Fernandes

Caso detecte algum erro no artigo, por favor, entre em contacto com HomeCarShare através de: info@homecarshare.com