A plataforma de aluguer e partilha de alojamentos HomeCarShare recolhe donativos para a Quercus, com o objetivo de reflorestar Portugal. Este donativo é efetuado pelo viajante no momento em que paga a reserva, sendo opcional e num valor mínimo de 1 euro por donativo.

Já imaginou reservar aquela casa que tanto sonhou para as suas e ajudar a plantar uma árvore? E melhor ainda: recuperar 50% do valor da reserva? Tudo isto é possível na HomeCarShare, uma plataforma de aluguer/partilha de alojamentos de férias com ou sem viatura em Portugal.

A plataforma portuguesa, motivada pelas ideologias patentes no Empreendedorismo Social, quer formar uma comunidade de Turismo Sustentável, já que os seus fundadores acreditam que quem viaja tem o dever cívico de apoiar e de contribuir para a preservação do ambiente. Por esse motivo desenvolveram uma parceria com a Quercus – ANCN, nomeadamente com o Projeto Criar Bosques.

“Criámos uma parceira com a Quercus, onde recolhemos donativos em cada reserva efetuada para apoiar a reflorestação de Portugal através do projeto Criar Bosques. O turismo em geral pode plantar milhões de arvores todos os anos”, explicou André Fernandes, diretor executivo da HomeCarShare, ao Link To leaders.

“Consideramo-nos uma plataforma de Turismo Sustentável, baseada no modelo de negocio da economia da partilha e partilha de rendimentos, onde alojamentos na cidade ou no campo contribuem positivamente para o ambiente e para a sensibilização da população mundial para o enorme impacto que pequenas atitudes podem gerar, queremos ser um exemplo a seguir por todas as empresas das mais variadas atividades económicas”, acrescentou o responsável.

A plataforma divulga estabelecimentos de alojamento local e outros, promovendo a economia local e o uso dado a propriedades que, caso não fossem disponibilizadas a turistas, “não seriam utilizadas mais do que alguns dias por ano e outras que poderiam estar completamente fechadas, sem possibilidade de serem recuperadas pelos proprietários e sem atrair vida para pequenas localidades”. É ainda dada a possibilidade aos proprietários de adicionar a partilha de uma viatura na modalidade de carsharing.

Mas as vantagens não ficam por aqui. “A HomeCarShare devolve o valor da comissão cobrada por reserva em crédito para utilizar na plataforma. Adicionalmente, devolvemos também 100% do valor dos donativos que são efetuados nas reservas em crédito para férias futuras dos doadores, incentivando fortemente a contribuição, divulgação e o apoio das causas que apoiamos”, explicou André Fernandes.

Para já, a plataforma disponibiliza apenas alojamento de férias de norte a sul de Portugal e Ilhas, mas o objetivo é expandir em breve a oferta à Europa.

Artigo original em Link to Leaders