O turismo deve ser visto como um setor impulsionador de um desenvolvimento baseado em três pilares da sustentabilidade: o social, o económico e o ambiental. Nós, HomeCarShare, proprietários de AL e prestadores de serviços turísticos, temos a capacidade de assumir a liderança de fazer algo melhor. Mostrar a todos, que o AL além de um rendimento económico para as famílias portuguesas também pode criar um impacto muito positivo na sustentabilidade social, ambiental e económica do pais!

Acreditamos em tornar o mundo mais sustentável, tanto socialmente como ambientalmente e ao mesmo tempo reforçar a economia do pais e das famílias, será possível!? Anuncie o seu alojamento de férias em HomeCarShare.com e ajude-nos a provar o conceito!

Estamos a apoiar neste momento o projecto "Criar Bosques" da Quercus, por ser relativamente fácil de controlar, medir e apresentar os resultados da iniciativa. Queremos expandir-nos e apoiar mais projectos sociais, ambientais e locais, estando a plataforma, desde o primeiro dia, totalmente preparada para essa expansão. 
* "O Criar Bosques é um projecto da Quercus que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa."

De forma voluntária, gratuita e sem compromisso, podemos apoiar outras iniciativas com o mesmo objectivo e gerar impacto positivo de forma directa ou indirecta. Artigo Quercus

Um artigo da Publituris escreve exactamente sobre a temática supra referida, com base nas palavras de Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores, no âmbito da celebração dos 50 anos deste Orgão de Comunicação Social, Publituris, convidou uma figura do sector para lançar uma "Ideia para o Turismo" a qual citamos:

"Nos dias de hoje, falar de Turismo é, numa primeira instância, fazer com que um local seja global, tornando as tendências do turismo cada vez mais abrangentes. É por isso que cada nação, cada país, cada região deve percorrer um caminho de construção de um posicionamento que seja diferenciador, que acrescente mais-valias e que consolide a sua notoriedade face aos seus concorrentes. Efetivamente, cada destino deve manter sempre um duplo olhar: de dentro para fora e de fora para dentro. Só com esta duplicidade de atuar e de agir é que cada região pode marcar a diferença.

A verdade é que, hoje, todos os Destinos devem também ser responsáveis, promovendo a sua sustentabilidade e o seu acesso a nível internacional. Para isso, devemos todos redobrar a importância que colocamos na adoção de políticas que permitam o desenvolvimento socioeconómico de um lugar, minimizando todos os possíveis impactos menos positivos de crescimento que esse desenvolvimento pode implicar.

É por isso que a gestão sustentável de um Destino é tão importante: porque o turismo deve ser encarado como o setor com enorme capacidade para assumir a liderança e o impulso de um desenvolvimento baseado nos três pilares da sustentabilidade – o social, o económico e o ambiental –  dada a sua transversalidade a quase todos os setores da economia.

E se tal já é reconhecido pelas próprias Nações Unidas, com o destaque em 2017 do tema do ano internacional, há também uma alteração recente do perfil dos turistas que, impulsionados por novas gerações, valorizam, de forma muito mais intensa, o contacto com a natureza, as práticas sustentáveis e lugares que possam interligar o relaxamento com a aventura e, consequentemente, a sensação de descoberta.

Falar numa gestão sustentável, é partir da premissa “you can only manage what you can measure”, evidenciando um caminho de melhoria e aperfeiçoamento contínuo, através de um processo colaborativo e de permanente consulta e avaliação de resultados e métricas às entidades públicas, associativas e privadas com relevância para o setor, sem esquecer a população residente e o feedback dos próprios turistas.

Foi com base nestes pressupostos, de um trabalho em conjunto, que o Governo dos Açores está empenhado no processo de certificação do destino como sustentável ao abrigo dos critérios da GSTC e criou a Cartilha de Sustentabilidade, um fórum colaborativo no qual qualquer entidade regional pode fazer a sua subscrição e desenvolver objetivos em linha com os de desenvolvimento sustentável. A própria Organização Mundial de Turismo (UNWTO) destacou esta nossa medida como uma excelente iniciativa de envolvimento e comprometimento comum das empresas e entidades regionais, com vista ao desenvolvimento sustentável do destino.

Gerir implica conhecer, envolver, monitorizar e inovar. Se todos os destinos agarrarem esta ideia e as oportunidades que daí surgirem, certamente, que o setor do Turismo se assumirá como crucial em todo o mundo."

Fonte: https://www.publituris.pt/2018/11/22/50-ideias-para-o-turismo-gestao-sustentavel-de-um-destino-um-compromisso-para-com-o-futuro-do-turismo-mundial
Publicado a: 22 de Novembro de 2018 as 9:29

É proprietário? Anuncie o seu alojamento de férias. Conhece algum proprietário ou quer apoiar esta iniciativa? Não hesite em Compartilhar no Facebook e reserve o seu alojamento de férias em HomeCarShare.com!