Portugal tem uma plataforma de reservas de alojamentos de férias inovadora, focada no turismo sustentável, que promete concorrer com gigantes mundiais como o Booking e o Airbnb.

A ‘HomeCarShare’, lançada no início deste ano, foi desenvolvida por um madeirense e já conta com 161 alojamentos disponíveis para reserva. Na plataforma constam perto de 30 unidades da Região, mas André Fernandes, o fundador deste projeto, quer conquistar muitos mais clientes, internacionalizando o seu negócio. O jovem empreendedor, que tem apostado nas redes sociais para divulgar a sua plataforma, tem como objetivos chegar às 200 reservas até o final do ano e, a par e passo, colocar Portugal na vanguarda na área do turismo e da revolução verde.

Com o aumento da procura turística, “é o momento certo para avançar com um projeto deste género, que alia o turismo ao ambiente”, refere, ao JM, o jovem madeirense, ciente da importância que o turismo assume na economia do país. André Fernandes, natural do Funchal, explica que o objetivo é sensibilizar os visitantes para a preservação do meio ambiente, alertando para o enorme impacto que as pequenas atitudes podem gerar. “O turismo praticamente só consome os nossos recursos e não retribui grande coisa, apenas em termos económicos para quem explora as unidades”, defende, explicando que a ‘HomeCarShare’ incentiva os turistas a plantar árvores. Isso mesmo.

André Fernandes quer pôr o turismo gerado pela plataforma a plantar árvores, sendo que por cada donativo para o meio ambiente, será devolvida a totalidade do valor oferecido, montante que poderá ser utilizado pelos turistas em futuras viagens. Para tal, foi estabelecida uma parceria com a Quercus, que irá ajudar o programa ‘Criar Bosques’.

Segundo o madeirense, de 28 anos, a plataforma será benéfica para a sociedade em geral e para o meio ambiente. Para além da vantagem atrás mencionada para os turistas, também há benefícios para os proprietários dos alojamentos. Isto porque a comissão cobrada por reserva (12,5%) é recuperável. “Devolvemos 1% das novas reservas”, explicou, acrescentando que “isso ajuda a contornar as tendências de evitar as plataformas por causa das comissões”.

De referir que a plataforma desenvolvida por este jovem tem ainda a particularidade de disponibilizar o serviço de aluguer de veículos.

André Fernandes, licenciado em Engenharia Mecatrónica e mestre em Gestão Estratégica Industrial, começou a desenvolver este projeto nesta última fase académica, onde adquiriu conhecimentos de economia da partilha e economia circular, focando-se ainda nas novas tendências na área do turismo.

Artigo original em Jornal da Madeira