O Microninho_Incubadora Social é um projeto de Inovação Social dotado de uma equipa multidisciplinar que promove a criação de projetos de vida alternativos e sustentáveis, para as famílias em situação de vulnerabilidade (potencial ou efetiva) pela via do microempreendedorismo inclusivo, com uma metodologia validada e única, ancorada na inovação social, no território e na governança, com incubação física e à distância, visando o desenvolvimento local sustentável.

 
O projeto foi construído com base no ciclo da inovação, concebido e co-construído num projeto/ dissertação do Mestrado em Intervenção Social Inovação e Empreendedorismo da Faculdade de Economia e Faculdade de Psicologia e Ciência da educação da Universidade de Coimbra, sendo protótipo aplicado na prática em 2012 e 2013 e projeto Piloto, com apoio a Fundação EDP em 2014 e 2015, ano em que recebeu o reconhecimento ES+ (Iniciativa de alto potencial de Empreendedorismo Social). A 3ª edição em 2016 recebeu pessoas de outros concelhos limítrofes.
 
Actualmente está implementada a 4.ª Edição resultante da candidatura ao Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, com o apoio de cofinanciadores: Portugal Inovação Social, Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, Portugal2020 e A União Europeia.

Contamos ainda com investidores sociais que são cada um dos Concelho das áreas de intervenção: Município de Lousã, Município de Vila Nova de Poiares, Município de Penela e Município de Condeixa-a-Nova.

O Microninho transforma o ciclo vicioso da exclusão no ciclo virtuoso da transformação social e da mudança sistémica!